Dicas de alimentos funcionais - Solange Frazão

23/09/2008



"LIMÃO" UM SANTO REMEDIO.
Para quem quer emagrecer, desintoxicar, alcalininizar o sangue, melhorar a circulação e a imunidade: Tome todas as manhãs em jejum um suco de 1 limão com um copo de água morna.
É , acredite!!!
Eu particularmente "AMO" saber tudo sobre as novidade dos alimentos funcionais. Alimentos que tem uma grande importancia para o funcionamento do organismo.
Andei lendo muito sobre o limão e gostaria muito que todos vcs soubessem que essa fruta "azedinha" tem um enorme "poder" para quem não quer ficar doente e quer emagrecer (elimina gorduras).

Dizem os sabios milenares que quem consome limão diariamente não fica doente.

E dizem os estudiosos, que alem da vitamina c , um princípio ativo existente em sua casca com o poder de reduzir a ansiedade, combater a depressão , dissolver calculos renais, desentupir as arterias e previnir o câncer. Dizem tambem que ele ajuda a emagrecer , baixar o colesterol, desintoxicar e ativar o sistema imunológico.
Portanto, apartir de agora, "muito limão"!
E ainda tem gente que pensa que ele é ácido. Mentira! Seu sabor azedo chega no estômago harmonizando qualquer disfunção . Seu ácido cítrico transforma-se em citrato de sódio, capaz de neutralizar a acidez.
Limão tahiti, galego, siciliano e cravo.
Aliás, faça uma limonada agora ok?
Posso garantir que valerá a pena!



DICAS/CORRIDA
Quer perder peso, diminuir o colesterol, controlar a pressão arterial,baixar o nível da diabetes e ser parceiro de ótimas noites de sono???
Então venha conhecer e praticar a CORRIDA, um dos esportes mais democráticos e eficientes da boa forma e da saúde.

PARA COMEÇAR:
Primeiro uma avaliação medica.O resultado vai determinar se vc está plenamente ápto para a pratica da corrida.
Depois de um ok medico, pernas a obra!!!

Se vc tem menos ou mais de 30 anos ou é sedentario, fumante,obeso, hipertenso ou diabético, ou até mesmo vc que tem celulite, este é o momento e esse é o esporte certo para começar a adiquirir hábitos saudáveis.
Use sempre uma roupa confortável e um tenis com amortecedores específicos para corridas.
Antes de tudo, alongue-se bem.(pernas, tronco, braços, pescoço...)

Comece com uma caminhada normal, e vai no decorrer dos dias acelerando os passos gradualmente.
Procure usar um frequêncímetro.(medidor da frequência cardíaca)Como usa-lo, será melhor consultar o seu médico.

Ex:Apenas caminhe 30 min nos 3 primeiros dias.
Depois nos próximos 3 dias comece caminhando 5 min e correndo moderadamente durante 2 min até chegar nos 30 min.
Depois nos próximos 3 dias caminhe 5min e corra 5min até os 30 min.
Por fim, os resultados aparecem após a segunda ou terceira semana.
Não tenha pressa de resultados milagrosos.
Procure "ouvir" seus limites e nunca ultrapassa-los.Saiba ouvir o seu corpo.
De preferência procure uma orintação de um profissional.Ele poderá dar dicas importantes para que tenha um resultado eficiente e seguro.

ENERGIA
Para que tenha mais energia e disposição, é preciso dar o combustível certo. Isso não que dizer que deva comer muito...e sim pouco mas com qualidade.
Dependendo do horario, banana, pão integral, arroz integral, macarrão integral,barra de cereal, aveia,sucos, suplementos "orientados",ou seja, (carboidratos).
Durante a corrida, beber água de 20 em 20 min.
Mas depois, água nunca é sempre bem vinda.

QUANTAS VEZES POR SEMANA?
Inicie com 2 vezes por semana, e passe a 3 vezes depois da quarta semana.Depois passe para 4 vezes. Mas poderá intercalar com a bicicleta e outros exercícios aeróbios.

ONDE DEVO CORRER?
Na academia será mais seguro. Poderá fazer uma programação mais eficiente.Mas se preferir , poderá correr nas ruas ou parques quando bem orientado.

QUANTO VOU PERDER EM CALORIAS?
Tudo dependerá do condicionamento de cada um.Mas basicamente de 200 a 350 calorias em 30 min. ou o dobro em uma hora.

Então, programe-se e boa corrida.
Seja prudente com vc mesmo, e tenha responsabilidade com a sua saúde.
Afinal, vc merece!!!
Basta fazer corretamente.
Boa corrida e tenha calma...não se cobre tanto.
beijos enormes aos adéptos a atividade física.

A MUSCULAÇÃO:

Para uns, as maquinas são um “bicho de sete cabeças”, para outros algo repetitivo e chato...para mim e muitos que provaram, é a “grande maravilha do século”.
Segundo os estudos avançados, a musculação (exercícios resistidos) com pesos são a “chave” para a boa forma.
O corpo é uma maquina muito eficiente , mas acima de tudo , muito esperta. Se você “não” exercitar você perde. Se você exercitar, você ganha.
Eu explico:
Os músculos são constituídos de milhares de finas fibras que ficam adormecidas quando não estão em uso. Quanto menos fibras você utilizar , mais facilmente irá ganhar peso , porque elas não estão sendo exigidas (menos energia você estará gastando).
Desta forma a energia não utilizada se transforma em gorduras.
E quanto mais fibras você utilizar, mais energia estará gastando , de forma que a gordura será utilizada como energia também. Nas tarefas do dia a dia você utiliza 40% de suas fibras musculares. Para usar 100% é necessário queimar energia com 100% de eficiência.
Ta difícil de entender né?
Não importa!
De uma forma geral se você quiser perder peso, desenvolver ossos fortes, queimar gorduras , eliminar a celulite e a flacidez e ficar com a saúde em dia, ta na hora de começar a pensar em experimentar ou incrementar seu treino de musculação.
IMPORTANTE: Executar os exercícios sempre com orientação de um profissional. Tudo vai depender do seu grau de condicionamento e do seu objetivo. Nunca faça um treino por sua conta.

HIPERTROFIA: (AUMENTAR O MUSCULO)
Para este propósito, é preciso executar os movimentos com amplitude e concentração ( lentamente) , controlando a força em menor numero de repetições e maior numero de pesos permitidos.
Ex: 4 ou 5 séries de 8 a 10 repetições com pesos e com o intervalo maior de descanso (1 min.)
DEFINIÇÃO MUSCULAR: (IRRIGECER O MUSCULO)
Para este fim, é preciso executar os movimentos com uma velocidade programada mais alta e controlar a força em maior numero de repetições com um menor numero de pesos permitidos.
Ex: 4 ou 5 séries de 12 a 15 repetições com menos pesos e o intervalo menor de descanso(30s).
DEFINIÇÃO MUSCULAR + RESISTENCIA E FORÇA:
Para este propósito, é preciso executar os movimentos
com uma velocidade programada mais alta e aumentar o numero de repetições, com menor numero de pesos permitidos acrescentando o numero de repetições.
Ex: 5 a 6 séries de 15 a 20 repetições com menos pesos e o intervalo menor ainda (20 s).
CUIDADOS:
Cuidado com os excessos, e com a freqüência de treinamento. Para cada músculo trabalhado, 24 horas de descanso.
DICA:
Acreditem, parte da minha própria BOA FORMA E SAÚDE, é graças a este trabalho de musculação que faço diariamente.
O importante é ter disciplina , responsabilidade e determinação.
Nunca se esqueçam...
SEU CORPO É O TEMPLO DE SUA ALMA!
Coragem, que tal começar hoje?
MUITA SAÚDE!
BOM TREINO!

A VIRADA.
Este é um bom momento para uma “BOA VIRADA”.
Temos que aproveitar a estimulante virada do ano que é constituída pelas “grandes promessas” para definitivamente colocarmos em dia a nossa saúde e por conseqüência nossa tão esperada “BOA FORMA”.
Vamos começar com um check-up clinico “GERAL”.
Depois do resultado, partir para as providências.
O primeiro passo é seguir um “trio” simples e INFALÌVEL.
- força de vontade
- alimentação saudável
- exercícios físicos
Não deixe pra amanhã, comece já!
Se você estava precisando de um incentivo e um empurrãozinho, já está dado.
Agora você só precisa de “coragem e disciplina”.
Boa sorte!

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

Um plano alimentar sério e científico que ajuda a emagrecer, prevenir doenças e manter a saúde em dia, depende só de você.
Não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje.
"ANTES TARDE DO QUE MAIS TARDE".
Você já ouviu falar na frase, "você é o que você come?"
Então ???
Como você está???

Vamos fazer o seguinte, abaixo algumas dicas básicas.
EVITAR:
- gorduras saturadas e hidrogenadas (gorduras trans) como as carnes de porco, peles de galinha e peru, enlatados e embutidos, leite integral e derivados (nata, manteiga, queijos amarelos, cremes de leite, iogurte integral e etc.
- alimentos ricos em ácido araquidônico, como as carnes vermelhas, gema de ovo, laticínios, e etc.
- carboidratos refinados com alto índice glicêmico (pão francês, bolos, doces, massas de farinha refinada, batata inglesa,
- álcool

CONSUMIR:
- água, frutas, vegetais e integrais.
Estes são alimentos que não aumentam rapidamente a glicose no sangue .Por isso temos que dar preferência. Seria ainda melhor que esses alimentos sejam orgânicos, ou seja, que eles não tenham agrotóxicos e pesticidas.
Exemplo de alimentos antiinflamatórios e alimentos ricos em propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo. Desta forma, quem procura a boa forma, a saúde e até mesmo adiar o envelhecimento, aproveite.
- peixes
- óleo de linhaça, e azeite extra virgem
- frutas (abacaxi, cereja, framboesa, amora, morango, maçã, pêra, tomate...)
- verduras ( espinafre, acelga, couve de bruxelas, repolho, alface, pimentão, coentro, rúcula...)
- aveia, amendoim, nozes, castanhas...
- uva, vinho tinto, chá verde,
- ervas (gengibre, alho, cebola, aveia, feijão arroz integral)...
E por aí vai...
O importante é você saber que tem que associar com exercício físico, sempre.
Se quiser controlar o seu peso, evitar o estresse e a depressão e manter a saúde em dia, vamos em frente.
Só pra completar, se você seguir as dicas corretamente, vai melhor sua qualidade do sono, e com isso vai inibir o envelhecimento.
E ainda, melhorar sua auto-estima e por conseqüência melhorar sua QUALIDADE DE VIDA.

Desejo á você muita força de vontade e disciplina.

Comece agora!
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